domingo, 31 de agosto de 2008

Processos Erosivos

O termo erosão provém do latin (erodere) e significa corroer. Nos estudos ligados às Ciências da Terra, o termo é aplicado aos processos de desgaste da superfície terrestre (solo ou rocha) pela ação da água, vento, gelo e de organismos vivos, além da ação do homem. O processo erosivo depende de fatores externos, como o potencial de erosividade da chuva, as condições de infiltração, escoamento superficial, declividade e comprimento do talude ou encosta e desagregabilidade e erodibilidade do solo. A evolução da erosão ao longo do tempo depende de fatores como as características geológicas e geomorfologicas do local, presença de trincas de origem tectônica e evolução físico-quimica e mineralógica do solo (Carvalho, 2006).

A erosividade da chuva e a erodibilidade do solo são dois importantes fatores físicos que afetam a magnitude da erosão do solo. Mesmo que a chuva, a declividade do terreno e a cobertura vegetal sejam as mesmas, alguns solos são mais susceptíveis ao destacamento e ao transporte de partículas pelos agentes de erosão que outros. Esta propriedade é conhecida como erodibilidade e é definida como a facilidade com que partículas são destacadas, transportadas e sua capacidade de resistir aos processos erosivos que dependem, não somente das características do solo, mas também de fatores como ciclos de umidecimento e secagem, além da composição química da água. A erosividade é a expressão da habilidade dos agentes erosivos no destacamento e transporte do solo, ou seja, o fator ou capacidade dos diferentes agentes geológicos (chuva, gelo, vento, rios ou mares) em promover a erosão de um determinado tipo de solo ou terreno geológico (Winge, 2008 e Araújo, Filho 2008).


Erosão natural ou geológica


Os processos erosivos constituem-se numa forma natural de modelagem do relevo e atuam de modo conjugado aos processos pedogenéticos. A erosão natural ou geológica atua, de maneira geral, equilibradamente, havendo certa equivalência entre a quantidade de solo erodida e de solo produzida. Já a erosão antrópica esta diretamente ligada aos fatores de ocupação e uso do solo que causam alterações nas paisagens. Grande parte dos processos erosivos ocorrem de modo direto e previsível, como conseqüência da intervenção antrópica no meio ambiente. São exemplos dessa situação no meio rural, o plantio e manejo do solo de modo inapropriado, como a não observância de curvas de nível ou o desmatamento de matas ciliares. Em meio urbano, tem-se a impermeabilização de superfícies com concentração de fluxo superficial e lançamento inapropriado de drenagens de águas pluviais (Carvalho et al, 2001 e Carvalho, 2006).

Erosão antrópica

Por: Portal Brasil Ambiental

Fonte:

ARAUJO FILHO, J. O. Erodibilidade. Disponível em: Acessado em : Maio, 2008

CARVALHO, J. C. , LIMA, M. C. & MORTARI, D. Considerações sobre controle e prevenção de voçorocas. 7º Simpósio Nacional de Controle de Erosão, ABGE, Goiânia, GO, 2001

CARVALHO, J. C. Processos erosivos no centro-oeste Brasileiro. Brasília: Universidade de Brasília: FINATEC, 2006

WINGE, M. Erosividade. Disponível em: Acessado em: Maio, 2008


.... .... .... .... ....

Nenhum comentário:

 
Site Meter