quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aquecimento global põe em risco espécies tropicais

A luta dos ursos polares pela sobrevivência em face ao derretimento das calotas polares tem feito do Ártico um dos cartões postais mais negativos dos efeitos das mudanças climáticas. Porém, novas pesquisas mostraram que espécies que vivem nos trópicos também podem presenciar os perigos de um planeta aquecido, principalmente, os insetos.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Washington descobriu que apesar das mudanças de temperatura serem muito mais extremas em elevadas latitudes, são as espécies tropicais que enfrentarão o maior risco de extinção devido o aumento de poucos graus. Isso porque tais espécies vivem em suas temperaturas críticas e estão acostumadas com ambientes de variações pequenas durante o ano, dificultando a sua adaptação, disse Curtis Deutsch, professor de ciências atmosféricas e oceânicas da UCLA e co-autor do estudo.

Os cientistas usaram dados diários e mensais da temperatura global dos anos de 1950 a 2000 e adicionaram-os ao modelo climático do Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas projetando dados para os primeiros anos do século 21. Eles compararam estas informações com dados que descrevem a relação entre temperatura e a aptidão dos insetos tropicais, assim como
de sapos, lagartos e tartarugas.

Por que devemos nos preocupar com os insetos nos trópicos?

A biodiversidade do planeta está concentrada, principalmente, nos trópicos e os insetos exercem uma importante função para os ecossistemas que lá existem. Eles tem importantes funções na ciclagem de nutrientes realizando a decomposição de matérias orgânicos.

Para saber mais no link abaixo:

Fonte: Science Daily. Disponivel em http://www.sciencedaily.com/releases/2008/05/080505211835.htm

... ... ... ... ...

Nenhum comentário:

 
Site Meter