terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recuperação e controle de erosões lineares

Uma das soluções para recuperações de erosões lineares é a instalação de barramentos transversais ao eixo longitudinal da erosão onde utiliza-se, basicamente, elementos estruturais de madeira, tela metálica e geotextil. É utilizado para controle e recuperação definitivo de erosões e consiste na diminuição da produção e barramento de sedimentos. Como vantagens têm a simplicidade de execução, baixo custo e possibilidade de se obter estruturas compatíveis com a carga de sedimentos a ser contido, permitindo assim a execução em etapas de acordo com a produção de sedimentos a montante e a estabilização dos taludes laterais da erosão.


Este método consiste na combinação de muros de arrimo em solo reforçado com geotextil para a contenção de encostas (Figura 1) com a construção de uma série de barragens de assoreamento ao longo do talvegue com os devidos sistemas de drenagem para evitar possíveis transbordamentos. Com o assoreamento de um dos barramentos, os sedimentos que passam pela barragem assoreada serão retidos em outra e assim sucessivamente, diminuindo a declividade da erosão ao mesmo tempo e que permite a ascensão de fundo. Outro fator a ser considerado é a presença do lençol freático que, caso apresente insurgência, faz-se necessário a execução de drenos de fundos ao longo da voçoroca.

Figura 1 - Barragem de arrimo reforçada com geotextil para retenção de sedimentos (CARVALHO, 2006)

A Figura 2 apresenta o primeiro estágio: a execução de três barramentos com as hastes sendo utilizadas parcialmente. A tela metálica e o geotêxtil são colocados numa determinada altura das hastes para que o sedimento produzido a montante possa ser acumulado no barramento 1 e o excedente passe para o barramento 2 e assim sucessivamente. A fixação da tela metálica e do geotextil poderá ser feita com arame recozido ou galvanizado na tela metálica e com pinos metálicos na base e laterais da erosão em contato com o solo tomando-se o cuidado de não danificar o geotêxtil com as perfurações realizadas. Além do geotêxtil colocado a montante, há necessidade de colocá-lo também no pé do barramento na face a jusante do ultimo barramento, como proteção contra o efeito erosivo gerado pelo transbordamento.

Figura 2 - Esquema longitudinal da barragem para retenção de sedimentos (CARVALHO, 2006)


Num segundo estágio, depois do assoreamento dos barramentos, o sedimento acumulado no barramento 3 aumenta a estabilidade do barramento 2, e o produzido no 2 aumenta a estabilidade do barramento 1. Isso ocorre devido ao esforço contrário que a carga de sedimento acumulado no barramento seqüente exerce no anterior. A seguir, pode-se partir para o ultimo estágio que é o aumento de altura do geotêxtil nos barramentos até se atingir o nivel natural do solo, e se necessário, incremento de novos barramentos a jusante, com o objetivo de aumentar a estabilidade global do sistema.

Cabe ressaltar que no caso das erosões laminares, a recuperação da perda de solo é impraticável, pois as áreas são geralmente grandes, os pontos de deposição dos sedimentos distantes e a formação do solo extremamente lenta, sendo mais efetivas as ações preventivas em áreas próximas e medidas de estabilização.

Fonte: CARVALHO, J. C. Processos erosivos no centro-oeste Brasileiro. Brasília: Universidade de Brasília: FINATEC, 2006

.... .... .... .... ....

Nenhum comentário:

 
Site Meter