Saiu na revista Galileu uma interessante matéria sobre biocombustiveis. Irei publicá-las aqui em partes de acordo com o tempo. A primeira será uma breve explicação sobre o que eles são e qual o processo para sua fabricação. Veja o conteudo abaixo:
Biocombustível é qualquer combustível produzido a partir de plantas ou outras biomassas. O álcool etanol, o biodiesel e a biomassa são tipos de biocombustíveis. Os maiores produtores de biocombustíveis no mundo são União Européia (75%) e EUA (13%)
O biodiesel pode ser produzido com grãos ou sementes e frutos oleaginosos, como soja, mamona, coco, algodão, amendoim e colza (um tipo de repolho ). O etanol é feito da fermentação dos açúcares de gramíneas e grãos como milho, cana-de-açúcar e sorgo.
Os maiores produtores de etanol são EUA, a partir de milho (46%), e Brasil, de cana (42%) Madeira, resíduos agrícolas e até lixo também podem ser convertidos em biocombustíveis. Em muitos casos, combustíveis fósseis como o carvão são usados para fornecer energia para as usinas, tornando-os menos sustentáveis. No Brasil, o próprio bagaço da cana é fonte de energia para as usinas, mas combustíveis fósseis entram em outras etapas da produção, como o transporte.
O etanol polui menos que a gasolina. Mas, no Brasil, as queimadas para o corte da cana e as más condições de trabalho em muitas plantações geram preocupações.
FONTE: GALILEU. Biocombustível ou comida? Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG83925-7837-203-3,00-BIOCOMBUSTIVEL+OU+COMIDA.html
_____________________________________________
Um comentário:
Adorei
Postar um comentário