quarta-feira, 11 de junho de 2008

Resíduos nucleares: Há uma saída?

O caminho que leva ao interior de Yucca Mountain, Nevada - EUA, oferece tempo para refletir o que esta ocorrendo na região. Nunca antes, o homem tentou construir um local para armazenar algo tão perigoso por um longo período de tempo – no mínimo 10 mil anos. Um projeto de cerca de 58 bilhões de dólares enterrarão 77 mil toneladas de material radioativo proveniente de usinas nucleares de vários locais dos Estados Unidos.

Yucca localiza-se em um lugar remoto – 100 milhas (161 km) a noroeste de Las Vegas. Mas para o estado de Nevada ainda esta muito perto e, dessa forma, contrataram diversos estudos que vieram a criticar a segurança do depósito, assim como, do transporte do resíduo através do país. A figura abaixo ilustra as rotas dos residuos até o depósito em Yucca.



A maioria do resíduo é urânio, proveniente de reatores nucleares, e mantêm a radioatividade mesmo depois de serem utilizados. Os atributos para a escolha do local são: estabilidade geológica; aqüífero profundo (saiba mais sobre aqüíferos clicando aqui); clima seco com precipitação anual de 7,5 polegadas (19 cm) e localização remota a 100 milhas (161 km) do centro populacional mais próximo.

O governo Bush apoiou o projeto, pois quer expandir o uso da energia nuclear que fornece certa de 20% da energia nacional. Indústrias pretendem construir 50 novas usinas nucleares até 2020, porém dizem que não terão espaço suficiente a não ser que os resíduos sejam removidos para um depósito externo às usinas.

Em 1980 houveram estudos das opções para disposição dos resíduos nucleares, incluindo enterro nos mares profundos ou lançamento no espaço, porém o Departamento de Energia optou pela disposição subterrânea, lançando um lista de 9 possíveis locais. Em 1987, o Congresso Americano, decidiu, devido aos altos custos de se criar um deposito subterrâneo, que somente Yucca seria considerado.

Organizações ambientais, juntamente com a comunidade e o governo do estado, temem a instalação do deposito. Muitos defendem que os resíduos devem permanecer onde estão – em depósitos situados nas próprias usinas – até que a escolha de um local mais adequado seja escolhido.

“É possível que em 20 anos tenhamos tecnologias melhores e, assim, possamos ter conhecimento de uma melhor forma de agir em relação a isso” disse Susan Gordon, diretora da Aliança de Responsabilidade Nuclear.

FONTE: Nuclear waste: No way out?. MSNBC Interactive. Disponível em: http://www.msnbc.msn.com/id/3072031/

... ... ... ...

2 comentários:

Ana disse...

Para mim o governo Bush tem sido um completo atentado ao meio ambiente e este projecto descabido é a cereja em cima do bolo...
A energia nuclear não é nem nunca será uma energia segura e sustentável.
Chernobyl mostrou isso a todo o mundo.
Quando vão perceber o caminho certo?

P.B.A. disse...

Oi Ana,

Creio que eles tenham chegado ao ponto fraco deste tipo de energia - os residuos nucleares. Porque até então estes eram armazenados nas proprias usinas e não traziam "tantos problemas" e repercussão. Mas agora, com o tempo, os reais problemas começam a aparecer.

Afinal de contas: Quem gostaria de ter toneladas de material radioativo enterrado em seu quintal?

 
Site Meter