quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Biocombustiveis para iniciantes II

Continuando a serie "Combustiveis para iniciantes" criada com base na materia da revista Galileu. Na postagem de hoje você poderá conhecer outras fontes de biocombustíveis:


DIESEL DE CANA
O que é: usa a bactéria Escherichia coli para fermentar o açúcar da cana e transformá-lo em hidrocarbonetos, mesma estrutura do petróleo >>>Vantagens: o diesel de cana emite 80% menos CO² do que o diesel tradicional. A centrifugação dos hidrocarbonetos gasta até cinco vezes menos energia do que a destilação do etanol e tem como subproduto um gás que também pode ser usado como fonte de energia. Cabe ressaltar que o diesel de cana é diferente do alcool etanol produzido pela fermentação do açucar contido na cana e sua posterior destilação.


GORDURA ANIMAL
O que É: a gordurinha que dá sabor às carnes pode levantar aviões. Um método desenvolvido por engenheiros da Universidade do Estado da Carolina do Norte, EUA, transforma esse óleo em biodiesel para aeronaves.>>>Vantagens: segundo os pesquisadores, o processo é 100% verde, já que não usa combustíveis fósseis. O produto também pode ser usado como aditivo para automóveis com motores a diesel


ALGA
O que é: várias universidades e empresas estudam a alga como matéria-prima de biodiesel. "Ela está entre as plantas mais eficientes na fotossíntese", diz Michael Briggs, da Universidade de New Hampshire>>>Vantagens: as "fazendas" de alga podem ser instaladas em terras que não servem para o cultivo de alimentos, eliminando a concorrência de espaço. Em abril foi inaugurada no Texas a primeira usina de biodiesel de alga do mundo.


PINHÃO-MANSO
O que é: uma das sementes que ganha espaço nas pesquisas brasileiras, já usado para automóveis na Índia e testado pela montadora DaimlerChrysler>>>Vantagens: essa oleaginosa é resistente à seca, pouco suscetível a pragas, tem boa produtividade e não requer o uso de agrotóxicos. Em março a BE Agroenergia anunciou que vai instalar uma fábrica de biodiesel de pinhão-manso em Colatina, Espírito Santo


MADEIRA
O que é: o diesel de madeira é dos "biocombustíveis de segunda geração". Criado por pesquisadores da Universidade da Geórgia, EUA, o novo processo aquece lascas de madeira na ausência de oxigênio, resultando em um gás que é condensado em óleo combustível >>>Vantagens: usa resíduos agroindustriais como palha, cortiça e folhas, que, por serem subprodutos das madeireiras, não competem com a produção de alimentos.


MAMONA
O Que é: feito a partir da oleaginosa, foi estimulado pela lei que obriga que o diesel brasileiro tenha 2% de biodiesel. A partir de 2013, serão 5% >>>Vantagens: apesar de não ter rendido o que se esperava nos últimos anos, a mamona ainda é promissora. Em novembro passado a empresa americana de biotecnologia Terasol LABS instalou-se no Brasil em parceria com o Sebrae do Ceará para pesquisar e desenvolver novas variedades mais produtivas da semente.


BIOMETANOL
O que é: combustível líquido que pode ser usado em motores a diesel e é produzido a partir de biogás coletado de variadas fontes de matéria orgânica, como esterco, esgoto e lixo>>>Vantagens: em 2003, a empresa Smithfield Foods, maior produtora de alimentos a base de carne de porco nos EUA, construiu uma usina experimental para extrair biogás das fezes dos bichos


CELULOSE
O que é: outro biocombustível de segunda geração, feito a partir de vários vegetais. A grande promessa na área é o sorgo, gramínea de rápido crescimento >>>Vantagens: No Brasil, a Petrobras montou uma unidade experimental com a UFRJ para produzir etanol de celulose de bagaço de cana. O plano é construir uma usina semi-industrial em 2010. Mas a produção cara ainda inviabiliza sua comercialização.


COLZA
O que é: semente das flores desse tipo de repolho é a principal matéria-prima de biodiesel na Europa. >>>Vantagens: apesar de os investimentos serem criticados por especialistas, já que os países europeus não têm muita área livre para expandir suas plantações, a colza apresenta alta produtividade. Além disso, é importante na rotação de culturas, já que torna os nutrientes do solo disponíveis durante várias safras e reduz a incidência de pragas.

Para mais informações sobre biocombustíveis clique aqui.


Fonte: Revista Galileu. Disponivel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG83925-7837-203-5,00-BIOCOMBUSTIVEL+OU+COMIDA.html

5 comentários:

PJNS disse...

Parece-me que nenhum desses biocombustiveis e energeticamente viavel, ou estou enganado? Por outras palavras o input eneergetico e maior que o output, nao e?

P.B.A. disse...

Oi Pjns,

Acredito que em todo processo de transformação de uma materia prima em um subproduto (no caso biocombustível) pode haver sim perda energética. Até na utilização da radiação solar para a geração de energia ha perda na forma de calor.

Porém, não creio que todos são inviáveis, até mesmo porque, muitos já são utilizados conforme mostra o texto da postagem.

Isso é minha opnião, pois não tenho os numeros nem dados dessas pesquisas para avaliar o balanço energético.

Abraço.

PJNS disse...

Ola,

Sao usados a titulo experimental e por exemplo todo o aproveitamento do lixo e de louvar. No entanto e preciso ter a nocao que este lixo e feito pela energia proveniente do petroleo. Ou seja numa sociedade sem petroleo, o lixo "nao existira" para ser aproveitado e dar o metano. Todas as tecnologias que usarem agua doce para produzir energia nao terao futuro por razoes obvias, caso das algas e afins....

Ana disse...

Tantas alternativas e insiste-se na utilização de petróleo!!
Em Portugal,face aos preços dos combustíveis algumas pessoas optaram por alterar o seus carros de forma autónoma para que o combustível não seja o petróleo.Estamos a falar de pessoas sem grande formação na área de mecânica! Dois dos exemplos que eu vi foi a alteração do automóvel para andar a óleo vegetal de cozinha utilizado e outro banha de porco.
Portanto se pessoasl sem formação conseguem fazer este tipo de alterações nos seus carros( e os carroa andam na mesma sem problemas) seria de esperar que os engenheiros das grandes marcas de automóveis também o fizessem...

P.B.A. disse...

O biometanol ou o metanol produzido na decomposição anaerobica da materia orgânica já vem sendo extraido de aterros sanitarios e de biodigestores, tanto de estações de tratamento de esgoto quanto de usinas de lixo e o seu aproveitamento já vem sendo pesquisado e, em alguns paises da Europa, utilizado como combustivel de transportes coletivos.

Em relação as algas cabe lembrar que muitas delas são provenientes de algas salgadas e algumas podem-se reproduzir-se em aguas não tratadas e até em águas poluidas como o caso de algumas cianobactérias que predominam em ambientes eutrofizados.

Como a Ana disse, realmente existem muitas alternativas ao petroleo que podem ser utilizadas para a geração de energia que, infelizmente, ainda não são utilizadas

 
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