segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Populações de mamíferos do planeta estão em declínio

De acordo com um levantamento científico divulgado recentemente uma em cada duas populações de espécies de mamíferos na Terra está em declínio e uma em cada quatro está correndo o risco de extinção, descrevendo a tendência de uma “crise de extinção”. A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) liberou os dados compilados de 1700 especialistas de 130 países e afirma que os dados poderiam ser bem piores caso a base de dados abrangesse todos os mamíferos.

“A situação é particulamente séria para mamíferos da Ásia, devido os efeitos combinados da caça predatória e da perda de hábitat” dizem os especialistas. No sul e suldeste da Ásia, 79% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção.

Entre as espécies ameaçadas inclue-se o Demônio da Tasmânia, o maior carnívoro marsupial do mundo que tem o tamanho de um cachorro pequeno e é encontrado apenas no estado australiano da Tasmânia. A sua população caiu em 60% em 10 anos.

Demônio da Tasmânia (msNBC, 2008)

As populções das focas do mar Cáspio também estão em queda – seus números caíram em 90% no último século devido a caça insustentável e a degradação de seus habitats. Essas espécies usam os blocos de gelos para parirem e cuidarem de seus filhotes. Uma baixa taxa de sobrevivência destes pode ser insuficiente para manter a população viável.


Foca do mar Cáspio (msNBC, 2008)

A UICN descreve-se como a rede ambiental mais antiga e mais ampla do planeta. É composta por mais de 1000 organismos governamentais e não governamentais e aproximadamente de 11000 cientistas voluntários em mais de 160 países.

FONTE: msNBC. Half of mammals are in declive, study finds. Disponível em: http://www.msnbc.msn.com/id/26979274/. Acessado em: 13 out. 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Genial dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

 
Site Meter