sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Animais prontos para tudo

Para estrear nossa nova coluna sobre curiosidades disponibilizamos uma interessante matéria que saiu na Scientific America sobre um animalzinho que esta pronto para viver em qualquer lugar, até mesmo no espaço. Veja a matéria abaixo.

Pesquisadores descobriram recentemente que animais conhecidos como tardígrados, ou ursos d’água (foto ao lado), podem sobreviver em diversas condições desfavoráveis. Estes animais microscópicos, cujas dimensões variam entre 1,5 milímetros quando adultos e 0,05 milímetro como larvas, são encontrados em líquens ou musgos, no solo, no topo de montanhas e no leito oceânico, a uma profundidade de quatro mil metros. Como os musgos onde vivem são predispostos à dessecação intensa, algumas espécies de tardígrados podem sobreviver até 10 anos sem umidade. Eles também têm uma habilidade inexplicável de resistir aos danos provocados por raios ultravioleta em seres humanos e à maioria dos animais mais complexos.

Visando testar sua obstinação em sobreviver nas condições extremas, o ecologista Ingemar Jönsson, da Universidade Kristianstad, na Suécia, e seus colegas enviaram ao espaço duas diferentes espécies de tardígrados que se desenvolvem em musgos ─ Richtersius coronifer e Milnesium tardigradum ─ e seus ovos na missão Fóton M3 da Agência Espacial Européia, em setembro passado. Enquanto orbitavam a Terra em uma altitude de mais de 260 quilômetros, os tardígrados foram expostos ao vácuo do espaço por 10 dias. Apesar de alguns terem sido protegidos da luz solar, outros foram expostos à radiação solar ultravioleta: UV-A (ondas longas) e UV-B (ondas médias).

“Nós avaliamos que ambas as espécies de tardígrados sobreviveram muito bem à exposição do vácuo no espaço, sem diferenças significativas em relação aos parâmetros de sobrevivência dos grupos de controle na Terra”, ponderou Petra Rettberg do Instituto de Medicina Aeroespacial de Köln-Porz da Alemanha.

Veja mais sobre o assunto no site da Scientific America.

Fonte: Extremófilos sobrevivem às condições adversas do espaço. Scientific America. Disponível em: Scientific America. Acessado em: 28 nov. 2008.
... ... ... ... ... ...

Nenhum comentário:

 
Site Meter