quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Avanço no desenvolvimento de células solares

Um novo estudo realizado por pesquisadores da UCLA mostrou o design e a síntese de um novo polímero para ser utilizado como células solares. Além de apresentar excelente absorção da luz solar, detém enorme capacidade de conversão em energia comparado aos demais polímeros. O estudo foi publicado no Journal of the American Chemical Society.

A equipe de pesquisa descobriu que substituir um átomo de silício por um átomo de carbono na espinha dorsal do polímero melhorou acentuadamente as propriedades do material fotovoltaico. O polímero é cristalino, o que lhe confere um grande potencial como um ingrediente para células solares de alta eficiência.

"Esperamos que o nosso recém-sintetizado polímero possa ser usado em células solares muito além da aplicação em telhados. Imagine uma casa ou um carro coberto e alimentado por energia proveniente de filmes solares flexíveis. O nosso sonho é ver as células solares utilizadas em todos os lugares", disse Yang, professor de engenharia da UCLA.


Figura 1 - Exemplo de celula solar polimérica


Polímeros são leves e de baixo custo como materiais plásticos utilizados em embalagens e produtos como isoladores, tubos, produtos para o lar e brinquedos. Células solares de polímeros utilizam compostos orgânicos para produzir eletricidade a partir da luz solar, sendo muito mais baratos do que as tradicional células solares à base de silício.

Yang e sua equipe têm provado que os materiais fotovoltaicos que utilizam em suas células solares é um dos mais eficientes com base em uma só camada. A uma radiação de menor ganho, o polímero de células solares pode utilizar melhor o espectro solar e melhor absorver a luz solar.

"Esperamos que as células solares possam ser tão finas como papel e serem conectadas à superfície de sua escolha. Iremos também ter a possibilidade de criar diferentes cores para combinar as diferentes aplicações ", acrescentou o co-autor Hsiang Chen-Yu, pós-graduado em engenharia da UCLA.

Fonte: Science Daily. Polymer Solar Cells With Higher Efficiency Levels Created. Disponível em: http://www.sciencedaily.com/releases/2008/11/081126133435.htm Acessado em: 26 nov. 2008


Veja mais sobre:


... ... ... ... ... ... ...

Nenhum comentário:

 
Site Meter