terça-feira, 4 de novembro de 2008

Floresta de Bornéu ameaçada

Bornéu é a terceira maior ilha do mundo, com fronteira com os mares do Sul da China, de Sulu, de Celebes e de Java. A ilha apresenta florestas tropicais espetaculares que abrigam mais de 15 mil espécies conhecidas de plantas e animais, tais como orangotangos, esquilos voadores, elefantes pigmeus e tucanos. Mas a biodiversidade de Bornéu enfrenta futuro incerto, já que os recursos naturais que durante muito tempo forneceram sustento para o povo da ilha - madeira, petróleo, gás natural, carvão, ouro, especiarias e borracha - são colhidos e explorados para satisfazer a demanda global crescente.

Figura 1 - (a.) Floresta Bornéu intacta. (b.) Floresta Bornéu devastada para a construção de terraços utilizados no plantio de palmeiras para extração de dende.


Figura 2 - O pau-ferro de Bornéu, valorizada tanto no mercado local quanto de exportação, é utilizado desde a confecção de telhados até a abricação de navios, passando pelo emprego em assoalhos e em mobília, essa madeira maciça colorida demora a crescer, é durável, cara e cada vez mais rara.

Apenas a metade de Bornéu ainda conta com sua cobertura florestal, graças à extensa derrubada de árvores que se acelerou nos anos 1970 e à disseminação mais recente de plantações comerciais como as de palmeiras para a produção de óleo de dende. Incêndios também contribuíram bastante para a perda da floresta. O fogo é ateado ara limpara terrenos para a agricultura, mas muitas vezes crescem fora de controle e queimam florestas vizinhas. As florestas tropicais geralmente resistem ao fogo devido a sua alta taxa de umidade.


Figura 3 - Passado e perspectivas do futuro estimados para Bornéu

A remoção de florestas, além de colocar a flora e a fauna em risco por reduzir seu hábitat, também contribui para problemas ambientais de longo prazo como mudanças climáticas. A Indonésia é o terceiro maior emissor de carbono no mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, mas suas emissões, diferentemente das desses gigantes industriais, são principalmente o resultado de mudanças no uso da terra e desmatamento.

Fonte: Schultz, H. A hora da verdade em Bornéu. National Geographic. Disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/ng/materias/ng_materia_392171.shtml. Acessado em: 02 nov. 2008

Um comentário:

Amanda disse...

Olá, boa tarde! tenho uma dúvida quanto ao link de referência do artigo. clico no link, e não consigo achar essa reportagem. Por favor poderia me ajudar? Gostaria de rever a matéria na integra. Muito Obrigada!

 
Site Meter