sábado, 24 de maio de 2008

Aquecimento global e acidificação dos oceanos

Pesquisa Norte Americana revela que a composição química dos oceanos já está sendo influenciada pelo constante aumento das emissões de CO2 na atmosfera. A baixo seguem trechos traduzidos da reportagem que saiu no MSNBC Interactive:

As águas do Oceano Pacífico ao longo da costa Norte Americana estão se tornando mais ácidas, ameaçando à vida marinha. Cientistas relatam que este cenário, vinculado ao aquecimento global, já era esperado, porém a expectativa era que não ocorresse tão cedo.

“Nós esperávamos que a acidificação do oceano ocorresse no meio ao fim do século” disse a co-autora do estudo Chris Sabine.

A acidificação descreve o processo, natural ou antrópico, no qual a água do ocenao torna-se corrosiva como resultado da absorção do dióxido de carbono presente na atmosfera. A mudança na química da água afeta a vida marinha particularmente organismos com estruturas de carbonatos de cálcio, como corais, moluscos, mexilhões e pequenas criaturas dos estágios iniciais da cadeia alimentar.

Veja o vídeo abaixo:




Fonte: MSNBC Interactive. Disponível em: http://www.msnbc.msn.com/id/24797061/

Complemento do Portal Brasil Ambiental:

O CO2 emitido na atmosfera, responsável pelo aquecimento global, pode ser absorvido pelos oceanos através de trocar gasosas entre esses dois meios. O CO2 em meio aquoso transforma-se em ácido carbônico conforme descreve a equação abaixo:


CO2 (g) + H2O (aq) ----> H2CO3 (aq) ácido carbônico


Com a queda do pH, causada pelo aumento da concentração do ácido carbônico, inúmeros ecossitemas podem ser impactados, principalmente, aqueles onde predominam espécies com estruturas com carbonato de cálcio. O carbonato é dissolvido pelo ácido através da reação descrita abaixo:


CaCO3 + H2CO3 ----> Ca + 2HCO3


Dessa forma, a permanência destas espécies ficam limitadas diretamente em relação a entrada de CO2 nos oceanos, assim como outros organismos que dependem dos corais como habitat ou que sejam predadoras de animais com estruturas carbonatadas.
____________________________________________________

2 comentários:

P.B.A. disse...

Texto do Vídeo

O dióxido de carbono, emitido na queima de combustíveis fósseis, encontrou um caminho para os oceanos tornando-os mais ácidos. Isso causa um problema aos animais que necessitam de um esqueleto de carbonato para sobreviver sendo um problema particular dos corais. O que foi observado no ultimo trabalho é que combinando a acidificação do oceano com o aumento de sua temperatura pode causar o embraquecimento dos corais. Quando esses dois estresses são colocados juntos a saúde dos corais é colocada em risco.

Anônimo disse...

me ajudou muito
obrigado

 
Site Meter