quinta-feira, 30 de outubro de 2008

VIII GreenMeeting - Sustentabilidade e o desafio da gestão dos recursos hídricos em Marrocos

O Portal Brasil Ambiental disponibiliza a interessante palestra: Sustentabilidade e o desafio da gestão dos recursos hídricos em Marrocos, ministrada pela Sra. Farida Jaidi, Embaixadora do Marrocos no Brasil realizada no VIII Green Meeting em Brasília, 2008.

Abaixo é possivel escutar a palestra na íntegra e ler alguns trechos destacados da apresentação:


O clima predominante na maior parte do território marroquino é o semi-árido, cujos períodos de seca já atingiram até cinco anos consecutivos. Os recursos hídricos renováveis, formados por águas superficiais e subterrâneas, são estimados em cerca de 29 bilhões de m³ (vinte e nove bilhões de metros cúbicos) por ano. Isto significa uma media de 1.000 m³ (mil metros cúbicos) por ano a cada habitante.

A repartição desigual, no tempo e no espaço, da pluviometria e dos recursos em água levou o país a investir na construção de grandes barragens e reservatórios, visando disponibilizar a água durante as épocas de grandes estiagens, possibilitando o abastecimento das regiões mais desvantajosas e favorecendo assim, um desenvolvimento econômico e social mais equilibrado em todo o território nacional.

A prioridade que se deu ao desenvolvimento de recursos hídricos, ao logo desses 40 anos, permitiu ao país dotar-se de infra-estrutura composta de 128 (cento e vinte e oito) grandes barragens com capacidade para armazenar até 17 bilhões de m³ (dezessete bilhões de metros cúbicos), cujo volume regular é de 9,5 bilhões de m³ (metros cúbicos ).

O saneamento básico é um dos problemas ambientais mais difíceis de ser enfrentado nas cidades e nos grandes centros urbanos do país. Para cada 500 mm³ (quinhentos milímetros cúbicos) de águas impróprias para uso nos meios urbanos, apenas 74% (setenta e quatro por cento) são coletadas pelas redes de esgoto e cerca de 25% de pequenos centros urbanos fazem uso de sistema autônomos (fossas sépticas ou poços).

Outro problema da gestão do meio-ambiente no Marrocos consistia na falta de informação e dados confiáveis sobre o estado geral do meio-ambiente. Essas informações poderiam ajudar na tomada de decisões. Foi então criado um sistema de observação e acompanhamento que permite identificar de forma adequada, precisa e continua o estado do meio-ambiente.

Os esforços realizados ao longo das ultimas quatro décadas, em matéria de mobilização das águas, permitiram melhorar o serviço de abastecimento de água potável, nas regiões urbanas. A produção dessas águas para os centros urbanos é 5 vezes maior em comparação com a situação que existia em 1972, ou seja, de 55% (cinqüenta e cinco por cento) para 100% atualmente. O abastecimento da sociedade e da indústria com água das barragens está em torno de 69% (sessenta e nove por cento). A dessalinização da água do mar tornou-se realidade no sul do país, com a inauguração das usinas especializadas nas cidades de Laäyone e Boujdour, abrindo, assim, novas perspectivas para o futuro.

Fonte: Jaidi, F. Sustentabilidade e o desafio da gestão dos recursos hídricos em Marrocos. Green Meeting, 2008


Veja mais sobre:
... ... ... ... ... ... ...

Nenhum comentário:

 
Site Meter