domingo, 30 de novembro de 2008

Separação da urina e sua utilização como fertilizante


A urina representa apenas 1% do volume total das águas residuais, mas ela contém até 80% de todos os nutrientes. Se for processada separadamente, o tratamento de águas residuais pode ser reduzido em tamanho, a proteção dos recursos hídricos pode ser melhorada e os nutrientes podem ser reciclados. Na ausência de tais processos, os nutrientes descartados representam um risco para os corpos hídricos devido à eutrofização - ameaçando as águas costeiras e os recursos aquáticos continentais. Muitas substâncias problemáticas, tais como resíduos de medicamentos ou interferentes endócrinos também entram nas águas residuais através da urina, podendo posteriormente ser liberados no ambiente. Esta prática é importante para países emergentes como a China, onde instalações de tratamento de esgotos e de águas residuais pode não acompanhar o ritmo acelerado da urbanização.

O Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (Eawag) tem mostrado que a coleta seletiva e o tratamento da urina podem contribuir significativamente para o controle da poluição da água e a reciclagem de nutrientes em todo o mundo. A tecnologia "NoMix" (nome do projeto que, em inglês, que significa "Sem Misturas") representa uma grande oportunidade para a gestão das águas urbanas.

O tratamento deve permitir a reciclagem de nutrientes em adubos e, ao mesmo tempo, a remoção de micropoluentes problemáticos. Por exemplo, 98% do fósforo na urina pode ser recuperado por precipitação com magnésio. O produto é um fertilizante livre de produtos farmacêuticos e de hormônios. Na Suíça, nutrientes de urina humana podem servir como substitutos de pelo menos 37% do nitrogênio e fósforo de 20% da demanda que está atualmente a cumprir pelos importadores.

A adubação utilizando urina é rara hoje em dia. No entanto, ela ganhou atenção em algumas áreas da agricultura na produção orgânica e na tentativa de reduzir o uso de fertilizantes sintéticos. Amostras de urina humana de casas particulares foram aplicadas na fertilização de culturas de repolho. Em seguida, foram comparadas com demais culturas convencionais fertilizadas e outras sem adubo industrial. A análise mostrou que o crescimento e a biomassa foram ligeiramente maiores com a urina do que com fertilização. Não houve diferença no valor nutricional do repolho.

"Nossos resultados mostram que a urina humana pode ser utilizada como um adubo, pois não representa qualquer ameaça para saúde e não altera o sabor dos produtos alimentares", conclui o relatório.

Fonte:

ScienceDaily. Separating Out Urine Makes For Highly Efficient Waste Water Treatment. Disponível em: http://www.sciencedaily.com/releases/2008/11/081127103214.htm. Acessado em: 30 nov. 2008

ScienceDaily. Controlling Water Pollution By Isolating Urine. Disponível em: http://www.sciencedaily.com/releases/2007/03/070308085444.htm. Acessado em: 30 nov. 2008

3 comentários:

Anônimo disse...

Dificil é ver 100 ml de urina ser diluida em varios litros de água potável toda hora q vou ao banheiro.

Essa modernidade!!!

Fábio klafke disse...

o que eu posso faser para tratar a urina? quero usa-la na horta, mas qual aquantidade e como?
fajoka@gmail.com

Danilo disse...

Bom meu nobre.,!!
Deixa a uruna maturar em uma garrafa pet por 4 semanas,depois Você vai ultilizar na seguinte proporção:
1parte de Urina Para 10 de água.

 
Site Meter