terça-feira, 21 de abril de 2009

Árvores artificiais - Aplicações e Mercado


O que os pesquisadores chamam de arvores artificiais são, geralmente, torres que contém diversos materiais capazes de adsorver dióxido de carbono do ar, podendo exercer um importante papel na redução de CO2 na atmosfera e seus problemas ambientais associados.

Como exemplo, temos as árvores artificiais produzidas pela GRT, que utiliza uma resina adsorvente desenvolvida, originalmente, por Klaus Lackner (professor da Columbia University, Nova York). A resina alcalina reage com o CO2, retendo-o na árvore artificial. Depois de 24 horas de exposição ao ar, a resina é completamente saturada, sendo capaz de capturar uma tonelada de CO2 por dia. Utilizando água como eluente, a resina adquire novamente sua habilidade, podendo ser utilizada repetidamente durante num tempo ainda indefinido.

Os pesquisadores estimam que a primeira “árvore” estará pronta nos próximos 2-3 anos e custará US$150 por tonelada de CO2 removido. Quando a tecnologia estiver aprimorada, o preço poderá ser menor que US$20.

O CO2 removido e posteriormente purificado poderá ser vendido para empresas de óleo e gás natural que bombeiam o CO2 no subsolo para elevar a pressão e forçar o óleo a subir a superfície. Todas essas empresas encomendam CO2 através de tubulações ou por transporte terrestre. A vantagem das árvores artificiais é que elas podem ser posicionadas próximas às fábricas que necessitem do produto, não havendo custeio com o transporte.

Uma outra aplicação das arvores artificiais é que podem ser utilizadas nos sistemas de seqüestro e credito de carbono. A idéia é que as empresas que emitem CO2 possam pagar às empresas que administram as arvores para se livrarem do gás.

Fonte: Engineers design fake 'trees' to pull in CO2. MsnBC. Acessado em: Abril de 2009. Disponível em: http://www.msnbc.msn.com/id/30251856/

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que em um futuro próximo não precisaremos mais de arvores verdes?

Afinal, parece que para muitos, elas só servem pra sequestrar CO2.

Que bom que o Portal voltou a publicar.

Joao Victor

P.B.A. disse...

Bom...até então não tenho conhecimento de nenhuma arvore artificial que produza oxigenio.

Abraços.

Daniel

 
Site Meter